Você sabe o que é um Disjuntor Residual (DR) e como ele pode te proteger contra choques elétricos?

Posted on

electric-1080584_640

Todos sabemos a importância da energia elétrica no nosso dia a dia, ao mesmo tempo sabemos o quão perigosa ela pode ser. Acidentes domésticos com eletricidade são uma realidade, mas existem formas de prevenir situações assim.

Reações fisiológicas

A sensação de choque se inicia com correntes da ordem de 1mA, enquanto tais choques não causam danos, choques de 10mA em diante tendem a imobilizar a musculatura impedindo que a vítima do choque se solte da fonte de energia que o está prejudicando. Correntes por volta de 100mA provocam movimento descontrolados da paredes do coração, fenômeno conhecido como fibrilação.

Disjuntor Residual

O disjuntor residual tem como função principal detectar fugas de corrente, como aqueles responsáveis pelo choque elétricos, e desligar o sistema de acordo com seu nível de sensibilidade.

Disjuntores com sensibilidade por volta de 30mA tem como utilização principal a proteção das pessoas enquanto dispositivos com sensibilidades maiores tem função de proteger patrimônios prevenindo fuga a terra e incêndios decorrentes dos mesmos. O Dispositivo DR é facilmente instalado diretamente no quadro de distribuição de energia elétrica e seus benefícios são tão importantes que a Norma Brasileira da ABNT – NBR 5410 “Instalações elétricas de baixa tensão”, torna a sua instalação obrigatória nos alimentadores de áreas perigosas tais como: cozinhas, banheiros e áreas externas de residencias, prédios públicos, supermercados, shoppings, hotéis e outras instalações públicas e privadas.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar