Você sabia que o Brasil é um dos países com maior incidência de Raios? Você sabe o que é SPDA?

Posted on

Um raio é definido como uma descarga atmosférica de grande intensidade ocorrendo entre regiões eletricamente carregadas, podendo ser no interior de uma nuvem, entre nuvens ou mesmo entre nuvem e terra. Na atividade humana os de maior interesse são os raios entre nuvem e terra por serem os maiores causadores de danos às pessoas e suas propriedades.

Observe o que nos informa o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais:

O Brasil é um dos países de maior ocorrência de relâmpagos no mundo por ter grande extensão territorial e estar próximo do equador geográfico. Estima-se, com base em dados de satélite, que cerca de 50 milhões de relâmpagos nuvem-solo atinjam o solo brasileiro por ano – ou dois relâmpagos por segundo. Isto equivale a uma média de aproximadamente 7 relâmpagos por km2 por ano.

Estudos recentes têm mostrado que a ocorrência de relâmpagos tem aumentado significativamente sobre grandes áreas urbanas em relação às áreas vizinhas. Acredita-se que este efeito esteja relacionado ao maior grau de poluição sobre essas regiões e ao fenômeno conhecido como “ilha de calor”, aquecimento provocado pela alteração do tipo de solo e a presença de prédios e elementos que alteram a temperatura local.

Quando então falamos em proteger pessoas e imóveis dos efeitos adversos dos raios, estamos falando em SPDA (Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas). Eles protegem edificações, instalações elétrica, equipamentos industriais e de telecomunicações.

No livro “SPDA- sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, teoria, prática e legislação” os autores definem a função deste em duas partes:

1ª – Neutralizar não só o poder de atração das pontas, mas também o crescimento do gradiente de potencial elétrico entre solo e a nuvem por meio do permanente escoamento de cargas elétricas da atmosfera para a terra.

2ª – Oferecer um caminho preferencial, de baixa impedância, reduzindo os riscos decorrentes de sua incidência.

Para cada tipo de estrutura e cada tipo de área é necessário um tipo particular de proteção e para todos esses casos é necessária a assistência de um engenheiro qualificado para realizar o estudo e desenvolver um projeto que melhor atenda a cada caso.

A Bravus Engenharia está sempre à disposição para oferecer o suporte que você precisa!